ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NO USO DE TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO📝
No post de hoje serão abordados dois softwares educativos, sendo um com características predominantemente instrucionistas e, outro, que apresenta características predominantemente construcionistas. Mas, antes, é fundamental conhecer o conceito de software educativo e, as definições do instrucionismo e do construcionismo.
O QUE É SOFTWARE EDUCATIVO? 🙅💭
Pode-se compreender o software educativo como programas que são desenvolvidos com o "olhar" voltado para o ensino-aprendizagem. Por meio dos avanços na sociedade, conseguimos compreender que a utilização de recursos como o software educativo é fundamental para a complementação e dinâmica que o ensino na atualidade requer. Contudo, torna-se imprescindível a análise do software por parte do educador/mediador para o bom uso e aprendizagem do aluno. Segundo Silva (2012, p. 80, apud Silva; Gomes, 2015, p. 67), "o software educativo é visto como um dispositivo digital, simbólico e cultural, que é planejado e elaborado para fins didáticos/pedagógicos, sendo, portanto, mediador de conteúdos curriculares da esfera escolar e viabilizador do processo de ensino e de aprendizagem, necessitando da mediação de um profissional da área". Desta forma, podemos reconhecer o uso do software educativo como uma importante ferramenta, com finalidade de auxiliar e dar suporte aos processos educativos.
INSTRUCIONISMO X CONSTRUCIONISMO
👊💥💪
Tanto o instrucionismo,como o construcionismo possuem o uso de tecnologias como ponto em comum. Entretanto, as metodologias desses modelo se diferenciam.
O instrucionismo consiste em uma aprendizagem que ocorre de forma mecânica e superficial, onde o educando não tem a liberdade de aprofundamento por meio da prática e reflexão. Nessa abordagem, o aluno é um mero receptor que somente recebe a informação, impossibilitando sua capacidade exploratória e criadora e tornando-o dominado pelo "máquina" (computador), ao invés de domina-la.
A vertente construcionista tem como foco principal a aprendizagem do aluno, por meio de metodologias que possibilitem a criação, exploração e descoberta. Por meio dessa vertente, o educando aprende através do uso e da experiencia. Esse método de aprendizagem é significativo, pois possibilita que o educando aprofunde o saber, levando-o ao pensamento reflexivo.
Basicamente, o instrucionismo acaba criando "muros" no processo de ensino-aprendizagem, impedindo que o aluno desenvolva sua capacidade de criação. Já o construcionismo, possibilita a criação de "pontes" para o conhecimento, levando o educando a conexão e "ampliação de horizontes" no processo educativo, enxergando-o como um ser ativo na aquisição e construção do conhecimento.
Agora que você já está familiarizado com alguns aspectos fundamentais a repeito do software educativo e das teorias instrucionista e construcionista, ficará mais claro reconhecer e compreender o funcionamento dos softwares educativos. A seguir você encontrará dois exemplos de programas educativos e descrições de suas características de funcionamento e aplicação.
REFERÊNCIAS
- SILVA, A. C. B. da; Gomes, A. S. Conheça e utilize software educativo: avaliação e planejamento para a educação básica. Recife: Pipa Comunicação, 2015. 216 p. (Série professor criativo, vol. 2).
- Aprendizagem e Recursos Digitais: Episódio 3 - Abordagens pedagógicas no uso de tecnologias da educação. Apresentadora: Viviane Nogueira, 02 de julho de 2020. Podcast. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-_yM_iOM67A&t=41s>. Acesso em: 03 de julho de 2020.

Assunto interessante.
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita ao blog e por ter gostado do assunto.
Excluir