|
PLANO DE
AULA – BERÇÁRIO E NÍVEL 1 |
|
Tema BRINCAR, CANTAR E APRENDER O
tema “Brincar, Cantar e Aprender” foi escolhido com o intuito de desenvolver
a linguagem oral, proporcionar experiências corporais e exploração de
elementos. Além disso, a proposta também engloba a brincadeira, o
desenvolvimento dos processos imaginários e a participação da criança. Ainda,
estaremos trabalhando a cor amarela, por meio de diferentes elementos. Vale
ressaltar que essa proposta de aula foi elaborada de acordo com a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual se constitui como um documento
norteador para a Educação Infantil. |
|
Faixa etária: 04 meses a 1 ano de idade Data: xx/xx/xx |
|
Campo de Experiência ·
Traços,
sons, cores e formas; ·
Escuta,
fala, pensamento e imaginação; ·
Corpo,
gestos e movimentos. |
|
Objetivos
de Aprendizagem
·
(EI01TS01)
Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente; ·
(EI01TS03)
Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras
cantadas, canções, músicas e melodias.
·
(EI01EF01)
Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com
quem convive; ·
(EI01EF03)
Demostrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando
ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o
portador e de virar as páginas); ·
(EI01EF04)
Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do
adulto-leitor; ·
(EI01EF05)
Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler
histórias e ao cantar; ·
(EI01EF06)
Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras
formas de expressão.
·
(EI01CG02)
Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em
ambientes acolhedores e desafiantes; ·
(EI01CG03)
Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. |
|
Desenvolvimento
das atividades/Metodologia ACOLHIDA Diremos
as crianças que temos uma surpresa para elas, daremos algumas pistas e
perguntaremos se elas sabem o que é. Após isso, entregaremos a cada uma um
pedaço de massinha de cor amarela e, deixaremos que elas manuseiem e criem o
que desejarem. Nesse momento, aproveitaremos para conversar com elas sobre as
coisas que possuem essa cor. RODA INICIAL Música Boa
tarde Berçário, como vai (2x) Faremos
o possível para sermos bons amigos Bom
dia Berçário, como vai Tudo
bem!! Chamadinha Quem
será agora que vai aparecer, papamrapam 1, 2,
3 e... O
fulano está presente, ele veio brincar com a gente (2X) Quem
será agora que vai aparecer, pararapampam 1, 2,
3 e... A
fula está presente ela veio brincar com a gente...(2X) O
berçário está presente Sim!!! BRINCADEIRAS Varal
de balões As
crianças ficarão sentadas no chão ou em pé e, de uma ponta a outra,
seguraremos o varal de balões e estimularemos as crianças a movimentar-se
para tentar pegar os balões e balançá-los. Bacia
de bolas As crianças terão que colocar as
bolinhas amarelas dentro da bacia. No primeiro momento, mostraremos a elas e
pediremos que os coloquem dentro do recipiente, em seguida, pediremos que
retirem e colocaremos novamente fazendo a contagem das bolas. Varal
de copos Penduraremos os copos em um barbante e
colocaremos dentro de uma caixa de sapato. As crianças devem manuseá-los,
para trabalhar a coordenação motora. Enrola,
enrola e puxa (brincadeira musical) Enrola, enrola e puxa 1, 2, 3 As crianças deverão enrolar o pano e
puxá-lo. No 1, 2, 3 bateremos palmas. Lavando a roupa com sabão (brincadeira musical) Com o mesmo tecido, cantaremos com as
crianças a música e faremos os gestos. MÚSICAS A
trote, a galope, a passo Faremos barulho do galope com as mãos
nas pernas e com a boca. Vou passear com meu cavalo Pipoca O poc-poc Da pipoca pipocando O poc-poc Da pipoca pipocando É só curtindo que vai logo acabando Poc! 5
Patinhos Cinco patinhos
foram passear Quatro patinhos
foram passear Três patinhos
foram passear Dois patinhos
foram passear Um patinho foi
passear Poxa, a mamãe
patinha ficou tão triste naquele dia A mamãe patinha
foi procurar HISTÓRIA Mamãe
Pata Mamãe
Pata deixava a sua casinha bem limpinha e arrumada. Na casinha da mamãe pata
tinha um lindo jardim. Depois que a mamãe Pata cuidava da casa e do jardim,
ela se dedicava a dar banho nos seus filhotes em uma grande bacia com água e
sabão. O menor era o mais bagunceiro e não gostava de tomar banho. Depois do
banho, mamãe pata saia com seus patinhos para passear. No cabo de sua
sombrinha, sempre levava o senhor caracol, muito amigo da família, que sempre
avisava se algum de seus filhotes fazia uma travessura ou se errava o
caminho. Quando voltavam para casa, a mamãe colocava na mesa seus deliciosos
quitutes. Uma tarde a mamãe pata apareceu na TV, os patinhos ficaram muito
alegres. Mamãe pata recebeu o prêmio de melhor mãe do ano e ganhou uma
medalha de ouro. Quando chegou em casa, seus filhotes haviam preparado um
bolo muito bonito para presentear a mamãe Pata. ATIVIDADE Com a ajuda das professoras, as
crianças irão construir um cartaz da mamãe Pata e seus filhotes. |
|
Recursos: ·
Patinhos
de plástico; ·
Massinha
de modelar; ·
TNT
amarelo; ·
TV
de caixa; ·
Medalha
de EVA; ·
Casinha
de papel; ·
Elementos
de um jardim; ·
Bacia
com água; ·
Sombrinha
pequena; ·
Caracol
de papel; ·
Bolo
fake; ·
Caixa
para a chamadinha; ·
Pandeiro
e chocalho; ·
Barbante ·
Balões;
·
Copo
descartável; ·
Três
caixas de sapato; ·
Pedaços
de TNT; ·
Cartolina;
·
Tinta
amarela; |
|
AVALIAÇÃO A avaliação
ocorrerá de forma contínua de acordo com as observações que serão feitas na
sala de aula. |

Nenhum comentário:
Postar um comentário