sábado, 9 de julho de 2022

PLANO DE AULA PARA BERÇÁRIO E NÍVEL I

 

PLANO DE AULA – BERÇÁRIO E NÍVEL 1

Tema

BRINCAR, CANTAR E APRENDER

O tema “Brincar, Cantar e Aprender” foi escolhido com o intuito de desenvolver a linguagem oral, proporcionar experiências corporais e exploração de elementos. Além disso, a proposta também engloba a brincadeira, o desenvolvimento dos processos imaginários e a participação da criança. Ainda, estaremos trabalhando a cor amarela, por meio de diferentes elementos. Vale ressaltar que essa proposta de aula foi elaborada de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual se constitui como um documento norteador para a Educação Infantil.

Faixa etária: 04 meses a 1 ano de idade

Data: xx/xx/xx

Campo de Experiência

·         Traços, sons, cores e formas;

·         Escuta, fala, pensamento e imaginação;

·         Corpo, gestos e movimentos.

Objetivos de Aprendizagem

*      Traços, sons, cores e formas:

·         (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente;

·         (EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

*      Escuta, fala, pensamento e imaginação:

·         (EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive;

·         (EI01EF03) Demostrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas);

·         (EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor;

·         (EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar;

·         (EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

*      Corpo, gestos e movimentos:

·         (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes;

·         (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

Desenvolvimento das atividades/Metodologia

ACOLHIDA

Diremos as crianças que temos uma surpresa para elas, daremos algumas pistas e perguntaremos se elas sabem o que é. Após isso, entregaremos a cada uma um pedaço de massinha de cor amarela e, deixaremos que elas manuseiem e criem o que desejarem. Nesse momento, aproveitaremos para conversar com elas sobre as coisas que possuem essa cor.

 

RODA INICIAL

Música

Boa tarde Berçário, como vai (2x)

Faremos o possível para sermos bons amigos

Bom dia Berçário, como vai

Tudo bem!!

Chamadinha

Quem será agora que vai aparecer, papamrapam

1, 2, 3 e...

O fulano está presente, ele veio brincar com a gente (2X)

Quem será agora que vai aparecer, pararapampam

1, 2, 3 e...

A fula está presente ela veio brincar com a gente...(2X)

O berçário está presente Sim!!!

 

BRINCADEIRAS


Varal de balões

As crianças ficarão sentadas no chão ou em pé e, de uma ponta a outra, seguraremos o varal de balões e estimularemos as crianças a movimentar-se para tentar pegar os balões e balançá-los.

Bacia de bolas

As crianças terão que colocar as bolinhas amarelas dentro da bacia. No primeiro momento, mostraremos a elas e pediremos que os coloquem dentro do recipiente, em seguida, pediremos que retirem e colocaremos novamente fazendo a contagem das bolas.


Varal de copos

Penduraremos os copos em um barbante e colocaremos dentro de uma caixa de sapato. As crianças devem manuseá-los, para trabalhar a coordenação motora.


Enrola, enrola e puxa (brincadeira musical)

Enrola, enrola e puxa

1, 2, 3

As crianças deverão enrolar o pano e puxá-lo. No 1, 2, 3 bateremos palmas.


Lavando a roupa com sabão (brincadeira musical)

Com o mesmo tecido, cantaremos com as crianças a música e faremos os gestos.

 

 

MÚSICAS

A trote, a galope, a passo

Faremos barulho do galope com as mãos nas pernas e com a boca.

Vou passear com meu cavalo

 

Pipoca

O poc-poc

Da pipoca pipocando

O poc-poc

Da pipoca pipocando

É só curtindo que vai logo acabando

Poc!

 

5 Patinhos

Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou: "Quá, quá, quá, quá"
Mas só quatro patinhos voltaram de lá

Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou: "Quá, quá, quá, quá"
Mas só três patinhos voltaram de lá

Três patinhos foram passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou: "Quá, quá, quá, quá"
Mas só dois patinhos voltaram de lá

Dois patinhos foram passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá

Um patinho foi passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou: "Quá, quá, quá, quá"
Mas nenhum patinho voltou de lá

Poxa, a mamãe patinha ficou tão triste naquele dia
Aonde será que estavam os seus filhotinhos?
Mas essa história vai ter um final feliz
Sabe por quê?

A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas, na beira do mar
A mamãe gritou: "Quá, quá, quá, quá!"
E os cinco patinhos voltaram de lá

 

 

HISTÓRIA

Mamãe Pata

Mamãe Pata deixava a sua casinha bem limpinha e arrumada. Na casinha da mamãe pata tinha um lindo jardim. Depois que a mamãe Pata cuidava da casa e do jardim, ela se dedicava a dar banho nos seus filhotes em uma grande bacia com água e sabão. O menor era o mais bagunceiro e não gostava de tomar banho. Depois do banho, mamãe pata saia com seus patinhos para passear. No cabo de sua sombrinha, sempre levava o senhor caracol, muito amigo da família, que sempre avisava se algum de seus filhotes fazia uma travessura ou se errava o caminho. Quando voltavam para casa, a mamãe colocava na mesa seus deliciosos quitutes. Uma tarde a mamãe pata apareceu na TV, os patinhos ficaram muito alegres. Mamãe pata recebeu o prêmio de melhor mãe do ano e ganhou uma medalha de ouro. Quando chegou em casa, seus filhotes haviam preparado um bolo muito bonito para presentear a mamãe Pata.

ATIVIDADE

Com a ajuda das professoras, as crianças irão construir um cartaz da mamãe Pata e seus filhotes.


Recursos:

·         Patinhos de plástico;

·         Massinha de modelar;

·         TNT amarelo;

·         TV de caixa;

·         Medalha de EVA;

·         Casinha de papel;

·         Elementos de um jardim;

·         Bacia com água;

·         Sombrinha pequena;

·         Caracol de papel;

·         Bolo fake;

·         Caixa para a chamadinha;

·         Pandeiro e chocalho;

·         Barbante

·         Balões;

·         Copo descartável;

·         Três caixas de sapato;

·         Pedaços de TNT;

·         Cartolina;

·         Tinta amarela;

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma contínua de acordo com as observações que serão feitas na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário