PROPOSTA DE AULA COM O USO DO
SOFTWARE EDUCATIVO SCRATCH BRASIL
|
ETAPA DE ENSINO: ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
SÉRIE:
30 ANO
PROFESSORA: SARA DATA: 12/07/2020
|
ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
A
proposta de aula foi pensada de acordo com a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e abrange algumas de suas competências gerais e específicas da área de
linguagens para o ensino, são elas:
COMPETÊNCIAS
GERAIS:
1
– Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2 – Pensamento científico, crítico e
criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer a abordagem própria
das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusiva
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4
– Comunicação: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento
mútuo.
5
– Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética
nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas
e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS PARA O EN. FUNDAMENTAL:
2
– Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e
linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar
aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e
colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e
inclusiva.
3
– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como
Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, para se expressar e
partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes
contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos
e à cooperação.
6
– Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de
forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes
linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver
projetos autorais e coletivos.
EIXOS
Não
tem como pensar na proposta e deixar os eixos presentes na BNCC para o
componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental de
lado. Desta forma, o plano de ensino engloba os quatro eixos, são eles:
oralidade, leitura, produção de textos e análise linguística.
CAMPO DE ATUAÇÃO (BNCC) – LÍNGUA
PORTUGUESA:
HABILIDADES
(10 AO 50 ANO): · (EF15LP06) Reler e revisar o texto
produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo
e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de
ortografia e pontuação;
· (EF15LP07) Editar a versão final do texto,
em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando
for o caso, em suporte adequado, manual ou digital; · (EF15LP08) Utilizar software, inclusive
programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos,
explorando os recursos multissemióticos disponíveis; · (EF15LP19) Recontar oralmente, com e
sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor; · (EF15LP13) Identificar finalidades da
interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações,
apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.); · (EF15LP16) Ler e compreender, em
colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira
autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas,
acumulativos, de assombração etc.) e crônicas; · (EF15LP18) Relacionar texto com
ilustrações e outros recursos gráficos. .
OBS.: É fundamental que ao elaborar a
proposta de aula, o educador tenha como embasamento a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), a qual se constitui como um documento norteador para o
trabalhar do currículo da educação no ensino regular.
|
TEMA
DIVERSÃO
POR MEIO DE HISTÓRIAS
O
tema “Diversão por meio de histórias” foi escolhido com o intuito de
desenvolver a oralidade e ampliar o repertório linguístico das crianças que
se encontram no 30 ano do Ensino Fundamental, trabalhando por meio
do componente curricular de Língua Portuguesa a comunicação e criação,
proporcionando a capacidade cognitiva desse alunado. Além disso, de acordo
com BRASIL (2017, p.59) “As atividades humanas realizam-se nas práticas
sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motoral,
como libras e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente
digital”. Desta forma essa proposta de aula não só irá desenvolver a
oralidade, como também proporcionará a criança desenvolver habilidades
tecnológicas por meio da aproximação com o software educativo SCRATCH BRASIL
que permite a elaboração de animações através de imagens e diferentes sons,
possibilitando ao educando o aumento de seu repertório linguístico. Segundo
BRASIL (2017, p. 63 e 64):
Ao
componente de língua portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes
experiencias que contribuem para a ampliação dos letramentos, de forma a
possibilitar a participação significativa e critica nas diversas práticas
sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras
linguagens.
Desta
forma, a atividade proposta tanto acrescentará a prática comunicativa do
educando como também permitirá que o
aluno se porte como sujeito ativo no processo de aprendizagem, construindo
por meio do software SCRATCH BRASIL uma narrativa oral e visual, seja por
meio da linguagem falada, da música (cantada e com sons instrumentais) e do
uso de imagens. Além disso, a proposta de aula abraça a inclusão, podendo ser
realizada por alunos com deficiência visual e auditiva, tendo em vista que a
atividade permitirá gravar a voz, o que incluirá a criança com cegueira ou
baixa visão e também permitirá a contação apenas pelo uso de imagens para
crianças que possuem problemas auditivos, colaborando para a construção de um
sistema de ensino inclusivo, que de acordo com Marques (2001, p. 116, apud
KEBACH e DUARTE, 2008, p. 99), “Deve-se reconsiderar o sentido dado aos
seres humanos enquanto sujeitos do mundo, afim de que os alunos possam ser
considerados na diversidade/igualdade que os constitui”. Desta forma, a
presente proposta compreende a criança portadora de necessidades especiais
como sujeito de direitos, adaptando a proposta de aula e integrando esse
educando no fazer pedagógico, permitindo-o expandir e desenvolver suas
habilidades comunicativas. Desse modo,
a proposta de aula abraçará as diferenças e contribuirá para a aprendizagem
dos recursos tecnológicos digitais e das múltiplas linguagens.
|
CONTEÚDO
Será
trabalhada a língua portuguesa por meio da leitura do livro “Quem soltou o
Pum?”, integrando a linguagem híbrida através da utilização do software
educativo SCRATCH BRASIL. Também serão desenvolvidas habilidades de
comunicação e criação através da elaboração de histórias que poderão ser
desenvolvidas por meio da linguagem oral, dos diferentes sons e imagens.
|
OBJETIVOS
ESPERA-SE
QUE O ALUNO SEJA CAPAZ DE:
|
RECURSOS
Será
utilizada o livro “Quem soltou o Pum?”, papel e lápis para a montagem do
roteiro da narrativa (para aqueles que desejarem) e o software educativo
SCRATECH BRASIL no computador (instalado previamente) para a realização da atividade
prática.
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
No
decorrer da aula, os educandos estarão sendo avaliados pela
participação e desenvolvimento das atividades propostas. Após a
apresentação do material, os alunos, receberão o feedback
sobre o trabalho desenvolvido.
|
CRONOGRAMA
05 dias de aula com 1 aula de 50 minutos por dia.
|
- Estratégias de Aprendizagem Remota. CIEB, 2020. Disponível em: <https://aprendizagem-remota.cieb.net.br/>. Acesso em: 05 de julho de 2020.
- BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
- Aprendizagem e recursos Digitais: Episódio 4 - Modelos educacionais na cultura digital. Apresentadora: Viviane Nogueira, 03 de julho de 2020. Podcast. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ksB7M_e4Ns4>. Acesso em: 05 de julho de 2020.
- Ensino a distancia e cursos online: conheça as modalidades. ABED - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA, 2017. Disponível em: <http://abed.org.br/blog/modalidades-ead-cursos-online/#>. Acesso em: 05 de julho de 2020.
- ROCHA, Maria Z. B. et al. Organização da educação brasileira: marcos contemporâneos. Brasilia: Editora Universidade de Brasilia, 2016.
- SAMPAIO, Patricia Alexandra da Silva Ribeiro; COUTINHO, Clara Pereira. Avaliação do TPACK nas atividades de ensino e aprendizagem: um contributo para o estado da arte. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 39-55, set/dez. 2012.
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, DF, Dez./ 2017.
- KEBACH, Patrícia; DUARTE, Rosangela. EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO. Revista Textos e Debates, Centro de Ciências Humanas da UFRR, n. 15, p. 98-111, 2008.
- Software SCRATCH BRASIL. Disponível em: <http://www.scratchbrasil.net.br/index.php/sobre-o-scratch/75-baixar-scratch.html>.

Nenhum comentário:
Postar um comentário