sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

EXPERIMENTOS COM O SISTEMA SENSORIAL HUMANO

 



EXPERIMENTOS SENSORIAIS


1. Experimento: Percepção de doce

O paladar é a sensação percebida pelos órgãos gustativos: salgado, doce, amargo, azedo e umami. Nesse experimento, você deverá beber um pouco de refrigerante ou qualquer líquido doce de sua preferência. Em uma escala de 1 a 5 (sendo 1 nada doce e 5 muito doce), pontue sua percepção e descreva a sua experiência gustativa. Em seguida, você deverá bochechar por 2 min com uma solução doce (uma colher de sopa de açúcar em um copo de água) e beber um pouco mais do mesmo líquido (esse experimento funciona melhor se você usar Coca-Cola Zero). Pontue essa segunda experiência, descrevendo sua experiência gustativa, e responda:

 

1.    O sabor da primeira experiência e da segunda são diferentes? Se sim, como?

Resposta do participante:

Sim. O sabor de uma é de uva e o outro tem o sabor de água com açúcar.

Pontuação do refrigerante: 3,0. Refrigerante de uva, com sabor fraco. Não consegui sentir o sabor muito doce devido ao gás.

Pontuação da água com açúcar: 5,0. Achei o gosto horrível.

 

    2.    Que fenômeno neurofisiológico pode explicar a resposta acima?

O participante, por meio da gustação teve a sensibilidade de perceber que ambas as substancias ingeridas possuem o sabor doce e, que de acordo com LENT (2001, p.186), “as substancias que impressionam nosso paladar são veiculadas em meio líquido ou sólido”. Além disso, a língua, o palato, a epiglote e também o esôfago, possuem quimiorreceptores gustativos que possibilitam a diferenciação dos sabores.

 

   3.    E se você bochechar, durante 2 min, com uma solução salgada (uma colher de chá de sal em um copo de água). O que acontece com sua percepção gustativa?

Resposta do participante:

Senti um gosto de sal com forte intensidade.

 

4. Você poderia mencionar outras formas de modificar a percepção gustativa?

Tanto o olfato como o paladar proporcionam a interação com o meio. O cheiro é produtor de sabor, desta forma, se por algum motivo a olfação estiver tampada, irá prejudicar o momento gustativo, impedindo a percepção.

 

Materiais utilizados

          Refrigerante sabor uva.

           Água com açúcar.

          Água com sal.

          Uma colher.

          Copo de vidro.

Registro fotográfico

 Figura 1 – Refrigerante utilizado

Fonte: Elaborada pela autora.

 

Figura 2 – Participante ingerindo o refrigerante








Fonte: Elaborada pela autora.


Figura 3 – Copo de água com açúcar








Fonte: Elaborada pela autora.

 

 

2. Experimento: Percepção de sabores

Nesse experimento, você deve preparar gelatinas de sabores diferentes, preferencialmente de cores também diferentes. Desafie um(a) amigo(a) a identificar o sabor de uma sequência (pelo menos duas) de gelatinas de diferentes sabores. Seu(ua) amigo(a) deve estar de olhos fechados, bem como o nariz tapado. Ele deve engolir a gelatina rapidamente, evitando que ela se dissolva na boca. Após a realização de algumas repetições, responda:

1.    Qual a taxa de acerto do seu(ua) amigo(a)? Se ele fizer o mesmo teste de olhos e nariz abertos, seu desempenho melhorará?

Resposta:

Sequência correta: abacaxi – limão – amora.

Sequência descrita pelo participante: limão – limão – uva.

Taxa de acerto: 33%

Sim. Sequência com olhos e nariz destampados: abacaxi – limão – amora.

 

2.    Se o voluntário ficar com a gelatina na boca por algum tempo, mesmo de olhos e nariz fechados, seu desempenho melhorará?

Resposta:

Sim. Mas passou um bom tempo para acertar.

3.    Explique, do ponto de vista neurofisiológico, os fenômenos acima.

 

De início, o participante degustou as gelatinas com a visão e o nariz tapados. Por meio da visão impossibilitada, foi possível a inibição de estímulos, tanto da intensidade, como também da representação através da imagem. Com o nariz tampado, ocasionou na dificuldade da percepção do paladar.

 

Materiais Utilizados

           Três gelatinas sabor abacaxi, limão e amora.

 

Registro Fotográfico

 

  Figura 1 – Gelatinas sabor abacaxi, limão e amora.


 


  





Fonte: Elaborada pela autora.

 

 

  Figura 2 – Participante degustando a gelatina.









Fonte: Elaborada pela autora.

 

 

 

 

3. Experimento: Percepção de temperatura

É comum, em um dia de muito calor, desejarmos um banho refrescante. Mas quando entramos embaixo de uma água fria, sentimos nosso coração acelerar e quase nos arrependemos. Entretanto, após alguns instantes, a temperatura da água parece ótima. Nesse experimento, você precisará de três recipientes capazes de acomodar a sua mão inteira. Em uma, coloque água morna (cuidado para não se queimar), em outra, água com gelo. Na terceira, que deve ser posicionada entre as duas outras, água à temperatura ambiente. Coloque a mão esquerda na água morna e a mão direita na água com gelo por um minuto. Após esse período, coloque ambas as mãos no recipiente com água à temperatura ambiente e responda:

1.      Por que apesar de ambas as mãos estarem no mesmo recipiente a percepção térmica difere?

Resposta da participante:

No início, a participante não sentiu nada, mas depois de um tempo a mão que estava no recipiente com água e gelo começou a doer. No momento em que a participante retirou a mão dos recipientes e inseriu no recipiente com água à temperatura ambiente, a mão que anteriormente estava no recipiente com gelo continuou gelada até chegar no ponto de equilíbrio térmico.

 

2.    Elabore uma explicação neurofisiológica para o fenômeno.

 

Por meio do sistema sensorial, torna-se possível sentir o mundo que nos cerca e, através dos sentidos, o ser humano consegue interpretar a linguagem do ambiente para o sistema nervoso. Os termorreceptores – receptores responsáveis pela entrada de estímulos de temperatura – fazem com que o cérebro perceba a diferença de temperatura ocorrida, até mesmo com diferenças mínimas.

 

Materiais Utilizados

           Três recipientes;

          Água;

           Gelo.

 

Registro Fotográfico

 

Figura 1- Recipientes utilizados no experimento.








Fonte: Elaborada pela autora.

 

Figura 2 – Mão direita da participante no recipiente de água com gelo.







Fonte: Elaborada pela autora.

 

Figura 3 – Mão esquerda da participando no recipiente de água morna.






Fonte: Elaborada pela autora.

Figura 4 – Ambas as mãos dentro do recipiente com água à temperatura ambiente.





Fonte: Elaborada pela autora.




REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 

LENT, R. Os detectores do ambiente. Receptores sensoriais e a transdução: primeiros estágios para a percepção. In: LENT, R. Cem bilhões de neurônios – Conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2001. P. 167 – 206.



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