EXPERIMENTOS
SENSORIAIS
1.
Experimento: Percepção de doce
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O
paladar é a sensação percebida pelos órgãos gustativos: salgado, doce,
amargo, azedo e umami. Nesse experimento, você deverá beber um pouco de
refrigerante ou qualquer líquido doce de sua preferência. Em uma escala de 1
a 5 (sendo 1 nada doce e 5 muito doce), pontue sua percepção e descreva a sua
experiência gustativa. Em seguida, você deverá bochechar por 2 min com uma
solução doce (uma colher de sopa de açúcar em um copo de água) e beber um
pouco mais do mesmo líquido (esse experimento funciona melhor se você usar
Coca-Cola Zero). Pontue essa segunda experiência, descrevendo sua experiência
gustativa, e responda:
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1.
O
sabor da primeira experiência e da segunda são diferentes? Se sim, como? Resposta do participante: Sim. O sabor de uma é de uva e o outro
tem o sabor de água com açúcar. Pontuação do refrigerante: 3,0.
Refrigerante de uva, com sabor fraco. Não consegui sentir o sabor muito doce
devido ao gás. Pontuação da água com açúcar: 5,0.
Achei o gosto horrível.
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2.
Que
fenômeno neurofisiológico pode explicar a resposta acima? O
participante, por meio da gustação teve a sensibilidade de perceber que ambas
as substancias ingeridas possuem o sabor doce e, que de acordo com LENT (2001,
p.186), “as substancias que impressionam nosso paladar são veiculadas em meio
líquido ou sólido”. Além disso, a língua, o palato, a epiglote e também o
esôfago, possuem quimiorreceptores gustativos que possibilitam a
diferenciação dos sabores.
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3.
E
se você bochechar, durante 2 min, com uma solução salgada (uma colher de chá
de sal em um copo de água). O que acontece com sua percepção gustativa? Resposta do participante: Senti
um gosto de sal com forte intensidade.
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4. Você poderia
mencionar outras formas de modificar a percepção gustativa? Tanto o olfato como o paladar
proporcionam a interação com o meio. O cheiro é produtor de sabor, desta
forma, se por algum motivo a olfação estiver tampada, irá prejudicar o
momento gustativo, impedindo a percepção.
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Materiais
utilizados Refrigerante
sabor uva. Água
com açúcar. Água
com sal. Uma
colher. Copo
de vidro. Registro
fotográfico Figura 1 – Refrigerante utilizado Fonte: Elaborada pela autora.
Figura 2 – Participante ingerindo o refrigerante Fonte: Elaborada pela autora. Figura 3 – Copo de água com açúcar Fonte: Elaborada pela autora. |
2.
Experimento: Percepção de sabores
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Nesse
experimento, você deve preparar gelatinas de sabores diferentes, preferencialmente
de cores também diferentes. Desafie um(a) amigo(a) a identificar o sabor de
uma sequência (pelo menos duas) de gelatinas de diferentes sabores. Seu(ua)
amigo(a) deve estar de olhos fechados, bem como o nariz tapado. Ele deve
engolir a gelatina rapidamente, evitando que ela se dissolva na boca. Após a
realização de algumas repetições, responda: |
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1.
Qual
a taxa de acerto do seu(ua) amigo(a)? Se ele fizer o mesmo teste de olhos e
nariz abertos, seu desempenho melhorará? Resposta: Sequência
correta: abacaxi – limão – amora. Sequência
descrita pelo participante: limão – limão – uva. Taxa de
acerto: 33% Sim.
Sequência com olhos e nariz destampados: abacaxi – limão – amora. |
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2.
Se
o voluntário ficar com a gelatina na boca por algum tempo, mesmo de olhos e
nariz fechados, seu desempenho melhorará? Resposta: Sim. Mas
passou um bom tempo para acertar. |
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3.
Explique,
do ponto de vista neurofisiológico, os fenômenos acima.
De
início, o participante degustou as gelatinas com a visão e o nariz tapados.
Por meio da visão impossibilitada, foi possível a inibição de estímulos,
tanto da intensidade, como também da representação através da imagem. Com o
nariz tampado, ocasionou na dificuldade da percepção do paladar. |
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Materiais
Utilizados Três
gelatinas sabor abacaxi, limão e amora.
Registro Fotográfico
Figura 1 – Gelatinas sabor abacaxi, limão e amora.
Fonte: Elaborada pela autora.
Figura 2 – Participante degustando a
gelatina. Fonte: Elaborada pela autora. |
3.
Experimento: Percepção de temperatura
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É
comum, em um dia de muito calor, desejarmos um banho refrescante. Mas quando
entramos embaixo de uma água fria, sentimos nosso coração acelerar e quase
nos arrependemos. Entretanto, após alguns instantes, a temperatura da água
parece ótima. Nesse experimento, você precisará de três recipientes capazes
de acomodar a sua mão inteira. Em uma, coloque água morna (cuidado para não
se queimar), em outra, água com gelo. Na terceira, que deve ser posicionada
entre as duas outras, água à temperatura ambiente. Coloque a mão esquerda na
água morna e a mão direita na água com gelo por um minuto. Após esse período,
coloque ambas as mãos no recipiente com água à temperatura ambiente e
responda: |
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1.
Por
que apesar de ambas as mãos estarem no mesmo recipiente a percepção térmica
difere? Resposta da participante: No início, a participante não sentiu
nada, mas depois de um tempo a mão que estava no recipiente com água e gelo
começou a doer. No momento em que a participante retirou a mão dos
recipientes e inseriu no recipiente com água à temperatura ambiente, a mão
que anteriormente estava no recipiente com gelo continuou gelada até chegar
no ponto de equilíbrio térmico. |
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2.
Elabore
uma explicação neurofisiológica para o fenômeno.
Por
meio do sistema sensorial, torna-se possível sentir o mundo que nos cerca e, através
dos sentidos, o ser humano consegue interpretar a linguagem do ambiente para
o sistema nervoso. Os termorreceptores – receptores responsáveis pela entrada
de estímulos de temperatura – fazem com que o cérebro perceba a diferença de
temperatura ocorrida, até mesmo com diferenças mínimas. |
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Materiais
Utilizados Três
recipientes; Água; Gelo.
Registro Fotográfico
Figura 1- Recipientes utilizados no
experimento. Fonte: Elaborada pela
autora.
Figura 2 – Mão direita da participante
no recipiente de água com gelo. Fonte: Elaborada pela
autora.
Figura 3 – Mão esquerda
da participando no recipiente de água morna. Fonte: Elaborada pela autora. Figura 4 – Ambas as mãos dentro do recipiente com água à temperatura ambiente. Fonte: Elaborada pela autora. |
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
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