ESCOLA
E MUSEU: CONHECENDO OS ANIMAIS DA
EXPOSIÇÃO DE ANATOMIA COMPARADA
PROPOSTA
E OBJETIVO
O
presente projeto foi pensado com intuito de apresentar, de forma compreensível
e lúdica a exposição de Anatomia Comparada para crianças que se encontram na
etapa da Educação Infantil. De acordo com Haeckel (1989, p.24), “a anatomia
compara revela a existência de planos estruturais em grandes grupos de
organismos.” Daí que, será feita uma abordagem, por meio de uma linguagem de
fácil entendimento sobre a estrutura dos animais, a divisão dos grupos, os
aspectos em comum de cada grupo de animais e as modificações que esses grupos
foram sofrendo no decorrer do tempo e, que como afirmado pelo teórico citado
anteriormente, “ao estudar a variedade da vida animal, observa-se que cada
grupo se caracteriza por uma forma comum que constitui a base da estrutura do
grupo.” (HAECKEL, 1989, P.24).
Além
disso, utilizaremos como apoio imagens; pequenos vídeos gravados da exposição,
mostrando alguns dos animais; e uma atividade prática. Para a atividade
prática, as crianças terão que montar um quebra cabeça com as imagens dos
animais que serão apresentados em um círculo contendo um desenho/imagem de seus
respectivos ambientes de vivência. No decorrer da atividade, ocorrerá um
diálogo com as crianças para irmos retomando o que aprendemos sobre a temática.
A segunda atividade consiste em um jogo de dados com as imagens dos animais.
Para essa atividade, as crianças terão que jogar o dado e, no animal que
aparecer, a criança irá falar suas características e compara-lo ao homem.
Essa
proposta foi desenvolvida com o intuito de “levar o museu” para dentro da
escola e, assim, mostrar o que é um museu e aproximar as crianças das
atividades que ocorrem nesse local. Para isso, a proposta foi pensada de forma
lúdica, para que as crianças pequenas tenham contato com processos históricos,
acarretando em um grande aprendizado, abrindo os horizontes para os alunos e
aproximando a comunidade escolar desse espaço. Vale ressaltar que essa
atividade proporcionará a criança o conhecimento do Museu Câmara Cascudo,
levando-a a apropriar-se, desde a mais tenra idade, de um patrimônio histórico
e cultural do seu povo.
PÚBLICO
ALVO
Essa proposta é direcionada aos alunos da Educação Infantil.
JUSTIFICATIVA
DA PROPOSTA
Refletindo
sobre o potencial que os museus possuem para a formação do indivíduo e da
importância do lúdico na etapa da Educação Infantil, compreendemos a
importância de enriquecer a exposição de Anatomia Comparada, a partir de uma
apresentação desta para crianças pequenas. Ainda, a proposta visa “levar” o
museu para o espaço escolar, por compreendermos que nem todas as crianças tem
acesso ou conhecem o ambiente de um museu.
Também, o texto “A Atitude Etnográfica na
Sala de Aula”, de Álamo Pimentel, me fez pensar a prática pedagógica como sendo
de fato algo que fazemos pelo aluno. Essa leitura me levou a refletir sobre o
professor como pesquisador no campo em que se encontra inserido, onde esse
profissional deve desenvolver o diálogo, a sensibilidade e a conexão,
colocando-se em “posição de igualdade”, procurando compreender quem é o público
para o qual ele está ensinando. Com isso, pude pensar acerca desta proposta que
possibilita ao público da Educação Infantil uma aproximação mais adequada do
que vem a ser a Exposição de Anatomia Comparada.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
|
10
MOMENTO § O
que é um museu? § O
que tem no Museu Câmara Cascudo? § O
que é a exposição de Anatomia Comparada? 20 MOMENTO § Atividade
prática que ocorrerá por meio da montagem do quebra cabeça e do jogo de dados; § Desenhos
dos animais; § Narrativa
sobre os desenhos e o que mais gostaram. |
Animais
da Exposição
Elefante,
baleia, golfinho, macaco, cachorro, jumento, cavalo, zebra, lhama, boi, leão,
urso panda e foca.
RECURSOS
Papelão;
Hidrocor;
Régua;
Tesoura;
Isopor;
Folhas;
Tinta guache;
Cola de isopor;
EVA;
Imagens de animais e da natureza.

Nenhum comentário:
Postar um comentário