sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

ESCOLA E MUSEU: CONHECENDO OS ANIMAIS DA EXPOSIÇÃO DE ANATOMIA COMPARADA






 

ESCOLA E MUSEU: CONHECENDO OS ANIMAIS DA

 EXPOSIÇÃO DE ANATOMIA COMPARADA


PROPOSTA E OBJETIVO

O presente projeto foi pensado com intuito de apresentar, de forma compreensível e lúdica a exposição de Anatomia Comparada para crianças que se encontram na etapa da Educação Infantil. De acordo com Haeckel (1989, p.24), “a anatomia compara revela a existência de planos estruturais em grandes grupos de organismos.” Daí que, será feita uma abordagem, por meio de uma linguagem de fácil entendimento sobre a estrutura dos animais, a divisão dos grupos, os aspectos em comum de cada grupo de animais e as modificações que esses grupos foram sofrendo no decorrer do tempo e, que como afirmado pelo teórico citado anteriormente, “ao estudar a variedade da vida animal, observa-se que cada grupo se caracteriza por uma forma comum que constitui a base da estrutura do grupo.” (HAECKEL, 1989, P.24).

Além disso, utilizaremos como apoio imagens; pequenos vídeos gravados da exposição, mostrando alguns dos animais; e uma atividade prática. Para a atividade prática, as crianças terão que montar um quebra cabeça com as imagens dos animais que serão apresentados em um círculo contendo um desenho/imagem de seus respectivos ambientes de vivência. No decorrer da atividade, ocorrerá um diálogo com as crianças para irmos retomando o que aprendemos sobre a temática. A segunda atividade consiste em um jogo de dados com as imagens dos animais. Para essa atividade, as crianças terão que jogar o dado e, no animal que aparecer, a criança irá falar suas características e compara-lo ao homem.  

Essa proposta foi desenvolvida com o intuito de “levar o museu” para dentro da escola e, assim, mostrar o que é um museu e aproximar as crianças das atividades que ocorrem nesse local. Para isso, a proposta foi pensada de forma lúdica, para que as crianças pequenas tenham contato com processos históricos, acarretando em um grande aprendizado, abrindo os horizontes para os alunos e aproximando a comunidade escolar desse espaço. Vale ressaltar que essa atividade proporcionará a criança o conhecimento do Museu Câmara Cascudo, levando-a a apropriar-se, desde a mais tenra idade, de um patrimônio histórico e cultural do seu povo.

PÚBLICO ALVO

Essa proposta é direcionada aos alunos da Educação Infantil.


JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA

Refletindo sobre o potencial que os museus possuem para a formação do indivíduo e da importância do lúdico na etapa da Educação Infantil, compreendemos a importância de enriquecer a exposição de Anatomia Comparada, a partir de uma apresentação desta para crianças pequenas. Ainda, a proposta visa “levar” o museu para o espaço escolar, por compreendermos que nem todas as crianças tem acesso ou conhecem o ambiente de um museu.

    Também, o texto “A Atitude Etnográfica na Sala de Aula”, de Álamo Pimentel, me fez pensar a prática pedagógica como sendo de fato algo que fazemos pelo aluno. Essa leitura me levou a refletir sobre o professor como pesquisador no campo em que se encontra inserido, onde esse profissional deve desenvolver o diálogo, a sensibilidade e a conexão, colocando-se em “posição de igualdade”, procurando compreender quem é o público para o qual ele está ensinando. Com isso, pude pensar acerca desta proposta que possibilita ao público da Educação Infantil uma aproximação mais adequada do que vem a ser a Exposição de Anatomia Comparada.

  

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

10 MOMENTO

§     O que é um museu?

§     O que tem no Museu Câmara Cascudo?

§     O que é a exposição de Anatomia Comparada?

20 MOMENTO

§     Atividade prática que ocorrerá por meio da montagem do quebra cabeça e do jogo de dados;

§     Desenhos dos animais;

§  Narrativa sobre os desenhos e o que mais gostaram.

 

 

Animais da Exposição

Elefante, baleia, golfinho, macaco, cachorro, jumento, cavalo, zebra, lhama, boi, leão, urso panda e foca.

 

 

 

RECURSOS

Papelão;

Hidrocor;

Régua;

Tesoura;

Isopor;

Folhas;

Tinta guache;

Cola de isopor;

EVA;

Imagens de animais e da natureza.

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário