quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

DISCIPLINA DE ENSINO DE HISTÓRIA ARTICULADA COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - EJA

 


(Imagem retirada do Freepik)

PROPOSTA DE AULA DA DISCIPLINA DE ENSINO DE HISTÓRIA ARTICULADA COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

TURMA: 10 etapa da EJA

PROFESSORA: Sara Espinheira Araújo

TEMA TRANSVERSAL ESCOLHIDO: Orientação Sexual

 

TEMA

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRASMISSIVEIS (ISTs) E COMO SE PREVENIR

 

OBJETIVOS

Espera-se que o aluno seja capaz de:

·         Desenvolver a consciência da prevenção;

·         Aprender sobre as ISTs e a sua história;

·         Desenvolver habilidades de escrita por meio do gênero textual bilhete.

 

DURAÇÃO

Duas aulas com duração de 60 minutos cada.

 

CONTEÚDO

Conceitos de ISTs, os tipos, como essas doenças foram surgindo e se propagando ao longo da história.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Tendo em vista que a turma é formada pelo público de jovens e adultos, o tema transversal sobre orientação sexual com foco nas ISTs irá ser fundamental para este público, tendo em vista que grande parte já possui uma vida sexual ativa ou está iniciando, principalmente os jovens, que estão cada vez mais precoces. Além disso, a presente proposta contribuirá para intervir por meio da compreensão dos agravos que as ISTs podem causar a saúde dos seres humanos. Ainda, por meio do componente curricular de História, faremos uma “investigação” sobre o surgimento das ISTs e o seu processo de evolução, contribuindo para que os educandos se apropriem do que ocorreu no passado e tomem esses acontecimentos como uma cautela à condição humana.

METODOLOGIA

Duração: 30 minutos

10 Momento:

 

Iniciará com perguntas para saber sobre os conhecimentos prévios dos alunos, questionando-os sobre o que são as ISTs, quais são as mais conhecidas e se já tiveram ou se conhecem alguém que já teve?

Após o diálogo, a professora irá expor para a turma slides com a histórias das infecções sexualmente transmissíveis. No momento da exposição, explicará aos alunos sobre a mudança do termo DSTs para ISTs, em que consiste, as principais infecções, a forma de contraí-las e os meios de prevenção.

 

Duração: 30 minutos

20 Momento:

Será feito um sorteio das infecções apresentadas e os alunos formarão duplas ou trios, onde irão produzir bilhetes informando as pessoas sobre a infecção e como preveni-la. Após isso, a turma irá montar um painel com os bilhetes expostos e colocá-lo no mural central da escola para a comunidade escolar ter acesso.

 

Duração: 60 minutos

30 Momento:

Com a orientação da professora, os alunos terão que montar um programa de TV, com um quadro intitulado de “Conhecer para se proteger”, onde cada aluno terá a sua participação na apresentação desse programa, sendo três para a reportagem na rua, cinco para serem entrevistados na rua, dois para apresentação do programa, três para fazerem o papel dos profissionais da saúde, e três para um momento de reflexão com a comunidade escolar após a finalização do programa de TV.  

AVALIAÇÃO

 

No decorrer das aulas, os alunos estarão sendo avaliados pela participação em cada aula e no desenvolver das atividades práticas. Após a exposição oral, os alunos irão receber um feedback sobre os trabalhos desenvolvidos.

RECURSOS DIDÁTICOS

 

·         DATA SHOW;

          PAPEL MADEIRA;

          FOLHAS DE OFÍCIO COLORIDAS;

          MAQUETE DE ISOPOR PARA O PAINEL;

           ALFINETES PARA QUADRO DE AVISOS;

          CANETA HIDROCOR;

           RÉGUA;

           COLA DE SILICONE;

           TESOURA;

          MESA;

          CADEIRAS;

          TRES MICROFONES;

           CAIXA DE SOM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário