INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COM O PASSAR DOS ANOS, OCORRERAM MUITOS AVANÇOS, POR
MEIO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE COLABORARAM PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DAS
PESSOAS QUE POSSUEM IMPEDIMENTOS NO CORPO. TAIS IMPEDIMENTOS PODEM SER DE ORDEM
FÍSICA, INTELECTUAL OU SENSORIAL, MAS QUE APESAR DE SE DIFERENCIAR DA
“MAIORIA”, NÃO DEIXA DE SER PESSOA, DE POSSUIR SUA IDENTIDADE E DE SER SUJEITO
DE DIREITO.
ALÉM DISSO, O ESTADO ASSEGURA,
POR MEIO DA CONSTITUIÇÃO, QUE A CRIANÇA DESDE SUA MAIS TENRA IDADE, POSSUI O
DIREITO DE ASSISTÊNCIA A EDUCAÇÃO GRATUITA E DE QUALIDADE, POR MEIO DE CRECHES E
PRÉ-ESCOLAS, ASSEGURANDO A CRIANÇA O DIREITO DE SE DESENVOLVER, APRENDER E DE
CRESCER CONVIVENDO EM SOCIEDADE.
NESSA PERSPECTIVA, A ESCOLA
PRECISA CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS SEUS ALUNOS, DIALOGAR COM A FAMÍLIA E
DESENVOLVER UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP QUE SEJA VOLTADO PARA PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS QUE DIALOGUEM COM A REALIDADE DO SEU ALUNADO, CONTEMPLANDO A
CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS. PARA ISSO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE A
COMUNIDADE ESCOLAR REPENSE SEU FAZER PEDAGÓGICO E SE APROPRIE DE REFERENCIAIS
TEÓRICOS QUE SÃO NORTEADORES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
INFANTIL E INCLUSIVA PARA FUNDAMENTAR SEUS CONHECIMENTOS E, ASSIM, DESENVOLVER
UMA PRÁTICA INCLUSIVA EFICAZ, POSSIBILITANDO À CRIANÇA COM NECESSIDADE ESPECIAL
O ENVOLVIMENTO NO PROCESSO EDUCATIVO.

Nenhum comentário:
Postar um comentário