domingo, 29 de outubro de 2023

CLASSE HOSPITALAR - Livro 09 – MEC

 




*      Aspectos e orientações a respeito da classe hospitalar e do atendimento domiciliar abordados no Livro 09 – MEC

 

O livro Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar é uma iniciativa do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Especial. O presente livro foi elaborado por uma representação de docentes dos Sistemas de Educação e dos Sistemas de Saúde como um meio significativo de nortear o atendimento educacional no ambiente hospitalar e domiciliar.

A educação é um direito de todos e o meio fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. As classes hospitalar e domiciliar surgem para atender demandas de educandos que se encontram com necessidades educacionais especiais, por apresentarem fragilidades em seu estado de saúde. O individuo que se encontra hospitalizado, ao vivenciar o adoecimento passa a modificar seus hábitos e, em grande parte a ter que se “desligar” do seu ambiente de convívio por certo período. É nesse cenário que o cuidado com a saúde torna-se amplo, passando a integrar a classe hospitalar e/ou domiciliar como significativo instrumento de direito e assistência do individuo hospitalizado.

Por meio da classe hospitalar e do atendimento domiciliar ocorre o preparo de recursos para viabilizar o acompanhamento educacional do processo de aprendizagem da criança, jovem e até mesmo adulto que se encontra ou não no sistema de ensino regular e, que devido a enfermidade passa a ficar impossibilitado de comparecer a escola.

Tanto a classe hospitalar, como domiciliar possuem arranjos para seu funcionamento e deverá atender necessidades de aprendizagem. Dentro dos arranjos para funcionamento, são feitas algumas exigências, como: mobiliário adequado, bancada com pia, instalações sanitárias adaptadas e espaço ao ar livre. O atendimento educacional hospitalar não se limita apenas a um local especifico, mas poderá ocorrer na enfermaria, no leito e até mesmo no quarto de isolamento caso o educando possua alguma restrição.

No ambiente da classe hospitalar torna-se fundamental a disposição de recursos audiovisuais. Caso a aula ocorra no domicilio deverão ocorrer adaptações para o atendimento pedagógico, providenciadas em parceria com os serviços de saúde e assistência social. Também deverão ser concedidos jogos e materiais de apoio pedagógico e recursos adaptados.

O conteúdo educacional deverá corresponde a educação básica e dialogar com o serviço de saúde, de forma ajustável a situação do educando para que possa ser feita a continuidade da aprendizagem e saberes que o educando detém. Após o período de internação hospitalar ou domiciliar, faz-se necessário a reintegração do educando ao espaço escolar, levando em conta a acessibilidade e adaptação, bem como o contato e dialogo entre a escola regular e hospitalar.

O acompanhamento da classe hospitalar e do atendimento domiciliar é de competência da Secretaria Estadual e Municipal de Educação, juntamente com o Distrito Federal. A classe hospitalar deve possuir um professor coordenador que tenha domínio da proposta pedagógica em classe hospitalar ou domiciliar. Esse profissional deve procurar dialogar com as outras equipes envolvidas para o funcionamento do trabalho educacional.

O professor que irá coordenar precisará conhecer e estar a par das atividades que são características do grupo envolvido na classe hospitalar e atendimento domiciliar, na busca por sempre dialogar com as partes envolvidas: equipe de saúde, secretaria de educação e com a escola de origem do educando.

 

*      Posicionamento reflexivo:

 

Por meio da leitura e observação do livro, ficou notório o interesse e seriedade por parte dos profissionais de educação em realizar a elaboração de mecanismos que colaborem para o funcionamento de atividades, tanto em classe hospitalar como domiciliar. Contudo, ao nos depararmos com algumas classes, a realidade é bem diferente do que está previsto pelo Ministério e Secretarias de Educação. São poucas as classes hospitalares que possuem espaço e material adequado, muitas tem um quadro de professores escasso para atuação e, em alguns casos ocorrem dificuldades no diálogo entre professores e profissionais da saúde.

A elaboração de documentos com vista a contribuir para o atendimento em classe hospitalar e domiciliar são de extrema importância, porém não basta realizar sua elaboração e deixar simplesmente na teoria, mas por em prática os métodos fomentados. Tanto nos quesitos físicos, como: sala, banheiro, iluminação, vias de acesso e temperatura adequada de ambiente; e também no quesito RH (recursos humanos), tais como: pessoas capacitadas e materiais didáticos específicos para a finalidade proposta. Aplicando os mesmos em diversas organizações que desenvolvem o laboral em concordância a melhoria da educação hospitalar e domiciliar em diversas regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro Oeste. Também se faz necessário fiscalizar e cobrar das partes envolvidas que exerçam sua função de forma precisa, caso contrário não atingiremos o real escopo que é de melhoras a vida dos educandos em contexto hospitalar e/ou domiciliar.

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