|
PROJETO
DE ENSINO |
|
|
IDENTIFICAÇÃO |
|
|
Escola |
XXX |
|
Turma |
Crianças de 2 e 3 anos de idade. |
|
Campos de
Experiências |
·
O EU, O
OUTRO E O NÓS; ·
CORPO,
GESTOS E MOVIMENTOS; ·
ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. |
|
Professora |
Sara |
|
JUSTIFICATIVA |
|
|
TEMA: AMIZADE No dia a dia das crianças pequenas, acabam ocorrendo algumas brigas por brinquedos, ocasionando em empurrões, choros, mordidas,
puxões/tomada dos brinquedos etc. Muitas dessas crianças não gostam de
brincar em conjunto e interagir entre si. Ainda elas demonstram interesse
por atividades que envolvem pintura, movimento, sons, gestos e a imaginação. Daí que, esse projeto
de aula foi elaborado com o intuito de ajudar as as crianças a desenvolverem a atitude de respeito e
amizade entre elas, o trabalho em conjunto e também para auxiliar a
professora da turma na resolução desses conflitos entre os alunos, além de prepara-los
para ingressar no próximo nível de ensino percebendo a importância do sentimento de amizade que devemos ter para com o
nosso próximo. Desta forma, contemplamos três Campos de Experiências presentes na
BNCC, são eles: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; escuta,
fala, pensamento e imaginação. Por meio do trabalho com esses três
campos, estaremos desenvolvendo nas crianças o reconhecimento do seu próximo,
bem como as atividades que envolvem movimentos corporais e expressões e, a
linguagem das crianças através de todas as atividades que englobam cada um
dos momentos desse planejamento. |
|
|
OBJETIVOS |
|
|
Espera-se que
o aluno seja capaz de: ·
Brincar em
conjunto; ·
Compartilhar os
brinquedos; ·
Respeitar os
colegas; ·
Entender e
respeitar as regras/combinados; ·
Não machucar
os colegas; ·
Desenvolver a comunicação
e a cooperação; ·
Aprender que é
importante ser amigo e ter amigos. |
|
|
CONHECIMENTOS/
conteúdos |
|
|
·
A
importância da amizade; ·
Convivência
e respeito; ·
Trabalho
em conjunto e repartição dos brinquedos e objetos. |
|
|
METODOLOGIA |
|
|
10 AULA: Primeiro momento: Acolhida com Brinquedos Receberemos as
crianças na sala de aula e deixaremos que elas brinquem livremente com os
brinquedos industrializados e, na medida em que estiverem entretidas,
aproveitaremos para fazer questionamentos, tais como: do que estão carrinho?
futebol? brincando? casinha?
cozinha? Na medida em
que forem respondendo, dialogaremos com eles sobre o brincar. Após isso,
faremos a chamadinha musical, a qual utilizaremos um pandeiro e chamaremos o
nome de cada uma das crianças de forma cantada. Chamadinha Divertida A chamadinha vai
começar Preste atenção quando
eu te chamar Bom dia, como vai É tão bom te ver Como você está Eu gosto de você (2x) Um bom dia divertido A chamadinha vai
começar Preste atenção quando
eu te chamar (nome dos alunos) e
canta o refrão. Um bom dia divertido A chamadinha vai
terminar e a nossa aula vai começar Segundo momento: Café da Manhã Diremos as
crianças que agora montaremos uma filinha para irmos até o refeitório para o
café da manhã, mas que antes, iremos lavar as mãos e perguntaremos para elas por que devemos lavar as mãozinhas antes de comer? Escutaremos
o que elas têm a dizer e dialogaremos com eles que temos que lavar bem as
mãos com água e sabão para evitarmos os germes (que são bichinhos invisíveis)
e que podem nos deixar doentes, mas que se lavarmos sempre as mãos antes de
comer e depois que brincarmos, ficaremos protegidos contra as doenças. Além
disso, colocaremos na caixa de som a música “Lavar as mãos” do grupo Palavra
Cantada, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk . Terceiro momento: Dinâmica dos
Combinados e música “O meu amigo eu vou respeitar” Iniciaremos
com uma roda inicial, perguntando para as crianças como foram esses dias sem
aula (final de semana) e o que fizeram. Após isso, faremos a dinâmica dos
“Combinados”, na qual falaremos para elas que hoje elas receberão um
presente, em seguida, colocaremos um embrulho de presentes no meio da roda e pediremos
que elas abram em conjunto. Dentro desse embrulho de presentes terão cartões
com combinados de amizade, respeito e comportamento. Após a abertura da
caixa, faremos a leitura desses combinados com as crianças e dialogaremos com
elas sobre as boas atitudes que devemos ter uns para com os outros. Na medida
em que formos lendo esses combinados, pediremos que elas os coloquem em um
local específico da sala, montando o cantinho dos combinados. Após a dinâmica,
distribuiremos as viseiras da amizade (criadas por nós) para cantarmos com
elas a música “O meu amigo eu vou respeitar”, de autoria de Éliton Rufino, a
qual cantaremos, faremos gestos e utilizaremos instrumentos de repercussão,
tais como pandeiro e chocalho. Letra da música “O meu amigo eu vou respeitar” Autor: Eliton Seára O meu amigo eu vou
respeitar A minha amiga eu
vou respeitar Não pode bater Não pode morder Não pode beliscar Tem que fazer
carinho Tem que dar um
abraço E tem que ajudar O meu amigo eu vou
respeitar A minha amiga eu
vou respeitar Quarto momento: Parque de plástico e
Brincadeira direcionada para o faz de conta Levaremos as
crianças para o parque de plástico e diremos a elas que elas terão que se
unir para correrem e se esconderem, porque o lobo mau (personagem que está presente
em vários contos de fadas) está vindo. Na medida em que estiverem envolvidas
na brincadeira, aproveitaremos para falarmos sobre a importância de sermos
amigos e ajudarmos uns aos outros. Para complementar a brincadeira, falaremos
para as crianças que todos os que estiverem com a viseira da amizade deverão ajudar uns aos outros a
fugir do lobo mau. Após esse momento, deixaremos que as crianças brinquem de
forma livre no parque de plástico. Quinto momento: História “O Pequeno
Livro da Amizade” Contaremos a
história para as crianças com as nossas palavras e por meio de um livro
elaborado por nós, com cartolina e vários desenhos retratando a história. “O pequeno Livro da Amizade”, de autoria de Christine
Coirault Olá a todos Quanto mais amigos
tiveres, melhor! (Sabe porque crianças?) Os amigos fazem coisas
em conjunto. Brincam juntos, cuidam
uns dos outros, dividem os brinquedos... Os amigos prestam
atenção uns nos outros e se ajudam. Os amigos estão sempre
disponíveis para você e você também para eles. Os amigos gostam de
conversar e sempre estão unidos para fazer o bem. Vocês querem ter amigos
para a vida toda? (escutaremos o que as crianças tem a dizer) Mas o que devemos fazer
para termos amigos para toda a vida? (nesse momento, aproveitaremos para relembrar com as
crianças as atitudes que vimos anteriormente e concluiremos a história). Sexto momento: Atividade Faremos a montagem
do “Painel Somos Amigos”, onde daremos para as crianças imagens de
bonequinhos “menina e menino” com um espaço para que elas nos falem sobre o
que é ser amigo e o que devemos ou não fazer para os nossos amigos, para essa
atividade, faremos o papel de escribas. Após esse registro, daremos para as
crianças o desenho para que elas possam colorir. Em seguida, montaremos o
painel com elas e colocaremos em um local da sala. Sétimo momento: Almoço Falar para as
crianças que agora é a hora do almoço, perguntar o que elas gostam de comer
no almoço e o que elas acham que vai ter no almoço de hoje, lembra-las do que
devemos fazer antes de comermos (lavar as mãos) e relembrar com elas o porquê
da importância de mantermos as nossas mãozinhas limpinhas. Conduzi-las em
fila para a lavagem das mãos, após isso, colocá-las nas cadeiras e fazer o
momento de agradecimento pelo alimento, onde pediremos que elas juntem as
mãozinhas, fechem os olhinhos e repitam a oração de agradecimento pela comida.
Oitavo momento: Brincar livre e
esperar os pais Para
finalizarmos, colocaremos as crianças em roda e perguntaremos se elas
gostaram da aula de hoje? do que mais gostaram? Na medida em que forem respondendo, dialogaremos
com elas. Após isso, daremos para elas os brinquedos e deixaremos que elas
fiquem livres para brincar. Na medida em que os pais forem chegando,
conduziremos as crianças até eles. 20 AULA: Primeiro Momento: Acolhida com Massinha
Na medida em que as crianças forem chegando,
entregaremos uma massinha para cada uma e lembraremos com elas sobre o que tratava a história da aula anterior, em seguida,
pediremos que elas tentem fazer algum elemento da história com a massinha de
modelar. Na medida em que forem fazendo, conversaremos com elas sobre a
importância de sermos amigos e estarmos sempre unidos. Após isso, faremos a
chamadinha musical. Chamadinha Divertida A chamadinha vai
começar Preste atenção quando
eu te chamar Bom dia, como vai É tão bom te ver Como você está Eu gosto de você (2x) Um bom dia divertido A chamadinha vai
começar Preste atenção quando
eu te chamar (nome dos alunos) e
canta o refrão. Um bom dia divertido A chamadinha vai
terminar e a nossa aula vai começar Segundo Momento: Café da Manhã Mostraremos o combinado para sairmos da sala
sempre em fila e lembraremos a elas da importância de lavarmos as mãozinhas
antes das refeições. Em seguida, as conduziremos para o refeitório, faremos a
oração de agradecimento pelo café da manhã, em seguida, colocaremos na
caixinha de som músicas referentes a alimentação, tais como “Tem hora pra
tudo” da Turminha do Seu Lobato”; “Gostosuras Naturais” do Mundo Bita; “Bom
Dia” do canal Cante com Nena; “Bom Dia com Alegria” também do último canal
citado. Após o café, conduziremos as crianças para a sala. Terceiro Momento: Dinâmica “Amigos” e Música
“Amizade e Comunhão” Nesse momento,
pediremos que as crianças se sentem em roda, distribuiremos um copo
descartável para cada uma, colocaremos uma bacia com água e outra com um copo
com água de cor (suco/pó de guaraná). Falaremos
para as crianças sobre as boas atitudes que devemos ter com os nossos amigos
e como devemos acolhe-los na sala de aula, no parque etc. Na medida em que
elas forem falando, pediremos que elas derramem a água limpa do copinho
dentro da água com cor. Após todas derramarem, a cor da água que estava no
copo na bacia, vai se igualar com a do copinho das crianças, com isso,
aproveitaremos para falar a elas que quando tratamos nosso próximo com amor,
cuidado, respeito, perdão, carinho, acolhimento, amizade e outras coisas
boas, o nosso próximo, os nossos amigos passam a se sentir amados e
acolhidos. Eles passam a querer ser amigos da gente, a conversar com a gente
e a dividir os brinquedos. Após isso, a água vai ficar clara e, nesse momento falaremos para elas que
quando nos sentimos amados, acolhidos, amigos uns dos outros, ficamos
felizes, mais parecidos e tratamos bem uns aos outros. Após a
dinâmica, distribuiremos as luvinhas da amizade (criadas por nós) para
cantarmos com elas a música “Amizade e comunhão”. Antes da entrega das
luvinhas, ensinaremos a letra da música duas vezes. Letra da música “Amizade
e Comunhão” Aperte a mão do
amigo mais perto Aperte a mão pra
cantar la, la Abrace o amigo que
está mais perto Abrace o amigo pra
cantar la, la Cante! La la la
la la laleluia La la la la la le
leluia!!! Aperte o joelho do
amigo mais perto Aperte o joelho pra
cantar la, la Cante! (coro) Não só fique em seu
lugar Aperte a mão de
alguém Com amor e comunhão
As bençãos sempre
vem Faça uma cosquinha
no amigo mais perto Faça uma cosquinha
pra cantar la la Cante! (coro) Cristo é meu amigo
que está mais perto Cristo é meu amigo
pra cantar la la Cristo é meu amigo
pra cantar La la la la la
leluia La la la la la aleluia!! Quarto Momento: Parque de Plástico e
Corrente da Amizade (Brincadeira criada por Sara) De início,
deixaremos que as crianças brinquem livremente no parque de plástico e
estaremos sempre as auxiliando. Após isso, daremos um sinal sonoro com apito
para chamar a atenção delas e, em seguida, diremos a elas que o ladrão da amizade
está vindo aí e nós teremos que nos proteger dele. Explicaremos que ele virá
devido à falta de união, ao egoísmo, por causa das fofocas e brigas e que acabará
nos afastando de nossos amigos. Nesse momento, o Ladrão da amizade
estará escondido e perguntaremos para as crianças o que elas diriam para esse
ladrão e pediremos que elas digam em voz alta para ele escutar. Então, o Ladrão
da amizade gargalhará e com um forte volume de voz dirá: – Há, há, há, há,
há!! Eu já estou indo aí, crianças, vocês não conseguiram escapar! Com isso,
diremos para as crianças que para conseguirem se salvar e prender o Ladrão
da amizade terão que se unir e uma de nós contará até 10 e, após isso,
todos deverão correr e uma de nós será o “tica” e a criança que for pega pela
professora terá que se unir a ela, formando uma “corrente da amizade”, na
qual será amarrada uma tira de TNT no braço da professora e da criança que
foi pega. Depois, terão que pegar outra criança até que todas estejam
acorrentadas junto com a professora e que após isso, o ladrão da amizade irá
aparecer e a professora dirá: “somente unidos conseguiremos derrota-lo”. Quando
todos estiverem juntos, o Ladrão da amizade aparecerá para tentar desatar os
nós das correntes e irá dizer: “Crianças, sou o Ladrão da Amizade, já roubei
a alegria, a união, o carinho, o respeito, o amor, o compartilhamento dos
brinquedos e muitas outras coisas; por onde eu passo, eu causo brigas e
separo os melhores amigos”. Para derrotá-lo, as crianças, juntamente com
a professora, terão que fechar o círculo/corrente com o Ladrão da ‘amizade
dentro. Com isso, ele cairá no chão e falará: Ah! Crianças, eu não aguento!
Estou rendido, quero ser amigo de vocês também, quero dividir os brinquedos,
quero tratar vocês com carinho”. Sobre o personagem
Ladrão da Amizade: Pode
ser uma das professoras, com um emblema de papel escrito “Ladrão da Amizade”
e com uma sacola de trouxinha (como aquela do chaves). Quinto Momento: Contação de História Retornaremos
para a sala de aula, pediremos que as crianças se sentem em círculo e
iniciaremos a história das “Amigas Lagartas”. Na medida em
que estivermos contando a história, explicaremos para as crianças as palavras
difíceis. Como forma de ilustrar a história, faremos as lagartas, o sol,
folhas, flores, árvores, borboletas e alguns bichinhos em EVA. As Amigas Lagartas No Bosque do Sol,
viviam cinco lagartas amigas. Elas adoravam andar pelo bosque. Elas
passeavam, brincavam, conversam e comiam muito. Sempre juntas e amigas, as
lagartinhas viviam felizes nesse bosque colorido e cheio de encanto. O bosque era cheio
de bichos e plantas. Elas adoravam comer as folhinhas. Cada dia, elas
procuravam uma folhinha diferente para provar e achavam uma delícia os
diferentes sabores das plantinhas. Os bichos do bosque
já estavam acostumados com as cinco amigas, elas estavam sempre juntas. Onde
chegavam era só alegria, as conversas e risos eram contagiantes. Elas
conversavam sobre vários assuntos, sobre o dia ensolarado ou sobre a chuva. Sobre
as folhinhas que comiam e até sobre as fofocas que aconteciam no bosque. Certo dia, elas
começaram a se sentir muito pesadas e com sono. Uma delas disse –
acho que estamos comento demais. Estou me sentindo muito pesada e cansada. A menorzinha
respondeu – que nada! Deve ser as folhas de maracujá e camomila que comemos.
Elas dão sono e nos deixam calminhas, hi, hi, hiii. Com o passar do
dia, o sono foi aumentando, aumentando e elas resolveram descansar um
pouquinho. Cada uma delas
escolheu uma árvore do bosque para tirar uma soneca. A maior delas escolheu
um abacateiro. A mais tímida se acomodou em uma mangueira. A mais falante escolheu
um pé de laranja. A rechonchuda subiu em uma parreira e a menorzinha escolheu
uma árvore onde haviam muitas flores. Então, se acomodaram e dormiram,
dormiram, dormiram muito. Os dias se passaram
e nada das amigas acordarem. Sobre o corpo das lagartinhas foi se formando
uma cobertura de fios de seda, envolvendo-as por completo formando a
crisálida, onde dormiram profundamente por alguns dias. Dentro do casulo
algo estava acontecendo e após algumas semanas sem se mexerem, o casulo de
cada uma delas começou a se abrir. De dentro deles começa a sai algo. Surpresa!!!
De repente, o bosque ficou mais colorido e feliz, as cinco amigas se
reencontraram, elas estavam maravilhosas e muito felizes, porque haviam se
transformado em lindas borboletas – azul, amarela, branca, pintadinha e
preta. Brincavam com a luz, em meio ao bosque, as belas amigas borboletas. Sexto Momento: Atividade Em uma folha
de papel madeira, montaremos o “Jardim da amizade”, a qual terá flores, borboletas, bichinhos e uma
árvore no meio com as folhas feitas com as mãozinhas das crianças em tinta
guache e o nome de cada uma dentro da mão. Na medida em que formos montando o
jardim, iremos relembrando com elas a história e a importância de sermos
amigos. Sétimo Momento: Almoço Falar para as
crianças que agora é a hora do almoço, perguntar o que elas gostam de comer
no almoço e o que elas acham que vai ter no almoço de hoje, lembra-las do que
devemos fazer antes de comermos (lavar as mãos) e relembrar com elas o porquê
da importância de mantermos as nossas mãozinhas limpinhas. Conduzi-las em
fila para a lavagem das mãos, após isso, colocá-las nas cadeiras e fazer o
momento de agradecimento pelo alimento, onde pediremos que elas juntem as
mãozinhas, fechem os olhinhos e repitam a oração de agradecimento pela comida. Oitavo Momento: Brincar livre na
sala e aguardar os pais Pediremos que as crianças se sentem no chão em
roda e perguntaremos a elas o que acharam da aula de hoje e o que mais
gostaram. Na medida em que forem respondendo, dialogaremos com elas sobre o
que aprendemos e as coisas legais que aconteceram. Após a conversa, distribuiremos
os brinquedos industrializados para que elas possam brincar livremente. OBSERVAÇÃO: A sala estará decorada com uma centopeia gigante feita com bolas de
encher. 30
AULA: Primeiro Momento: Acolhida com balões
e brincar livre Receberemos
cada uma das crianças dizendo para elas que estamos felizes porque ela veio e
daremos um balão já enchido para cada uma. Deixaremos que elas brinquem com
as bolas nesse momento inicial. Após isso, faremos a chamadinha musical e, em
seguida, levaremos as crianças até o cantinho dos combinados e os
relembraremos com elas. Chamadinha Divertida A chamadinha vai
começar Preste atenção quando
eu te chamar Bom dia, como vai É tão bom te ver Como você está Eu gosto de você (2x) Um bom dia divertido A chamadinha vai
começar Preste atenção quando
eu te chamar (nome dos alunos) e
canta o refrão. Um bom dia divertido A chamadinha vai
terminar e a nossa aula vai começar Segundo Momento: Café da manhã Falaremos para
as crianças que agora teremos um momento muito bom e gostoso e perguntaremos
a elas se elas sabem o que faremos agora. Na medida do diálogo, daremos
pistas relacionadas ao momento do café da manhã, tais como é algo que fazemos
pela manhã, bem cedinho; tem um cheirinho muito bom; a gente senta ao lado
dos amiguinhos; tem pratinho e copo... Após isso,
pediremos que elas formem uma fila e perguntaremos a elas o que devemos fazer
antes de comer? Com isso, as conduziremos até a pia e
lembraremos a elas sobre a importância de estamos com as mãos limpinhas para
fazermos as refeições. Após isso,
colocaremos elas sentadas nas cadeiras, pediremos que elas juntem as
mãozinhas, fechem os olhinhos e repitam conosco a oração de gratidão por
termos o café da manhã. Terceiro Momento: Musical da Amizade Relembraremos
as músicas sobre a amizade cantadas na aula passada e ensinaremos uma música
nova. Após isso, dividiremos as crianças em três grupos e diremos a elas que
elas deverão fazer um show, onde cada grupo ficará com uma das músicas que
aprendemos. Enquanto um grupo estiver se apresentando, os outros ficaram na
plateia aplaudindo. Pediremos as crianças que cantem e gesticulem e também
cantaremos junto com elas. Letra da Música “Nossa amizade” – Um herói do coração Que lindo, que bonito É se ter muitos, muitos
amigos Que lindo, que
divertido Com a sua amizade
contar Que lindo, que bonito É se ter muitos, muitos
amigos Pra reunir pra cantar Compartilhar e sonhar Que linda é a nossa
amizade Que lindo, que bonito É se ter muitos, muitos
amigos Que lindo, que
divertido Com a sua amizade
contar Que lindo, que bonito É se ter muitos, muitos
amigos Pra reunir, pra cantar Compartilhar e sonhar Que linda a nossa
amizade Pra reunir pra cantar Compartilhar e sonhar Que linda a nossa
amizade Letra da música “O meu amigo eu vou
respeitar” Autor: Eliton Seára O meu amigo eu vou
respeitar A minha amiga eu vou
respeitar Não pode bater Não pode morder Não pode beliscar Tem que fazer carinho Tem que dar um abraço E tem que ajudar O meu amigo eu vou
respeitar A minha amiga eu vou
respeitar Letra da música “Amizade e Comunhão” Aperte a mão do amigo
mais perto Aperte a mão pra cantar
la, la Abrace o amigo que está
mais perto Abrace o amigo pra
cantar la, la Cante! La la la la la laleluia La la la la la le
leluia!!! Aperte o joelho do
amigo mais perto Aperte o joelho pra
cantar la, la Cante” (coro) Não só fique em seu
lugar Aperte a mão de alguém Com amor e comunhão As bençãos sempre vem Faça uma cosquinha no
amigo mais perto Faça uma cosquinha pra
cantar la la Cante! (coro) Cristo é meu amigo que está
mais perto Cristo é meu amigo pra
cantar la la Cristo é meu amigo pra
cantar La la la la la leluia La la la la la
aleluia!! Quarto Momento: Parque de Plástico Em fila,
conduziremos as crianças para um lazer no parque de plástico, onde elas terão
a liberdade de correr e brincar livremente. Durante esse momento, estaremos
observando-as e interagindo com elas. Quinto Momento: Contação de História O Sonho de João Em uma pequena cidade
do Brasil morava João. Um garoto muito inteligente, alegre e que amava os
seus amigos. João tinha muitos amigos. Juntos, eles brincavam de soltar pipa,
futebol, pega-pega e amarelinha. João era muito sonhador
e assim como todas as crianças tinha o sonho de ter todos os brinquedos do
mundo. Ele queria brincar com todos os brinquedos que ele visse pela frente.
Ele era muito, muito divertido. Certo dia, João estava
brincando de pega-pega com seus amigos e, atras de uma árvore, ele encontrou
um baú e atras desse baú estava escrito – não abra! Mas João era muito
curioso, foi logo pegando o baú e abrindo. Ao abrir o baú, ele viu uma luz
brilhosa saindo de dentro do baú. Vocês sabem o que aconteceu? saiu de dentro do baú
uma fadinha muito simpática. Ela logo se apresentou para o João e disse que
era a fadinha dos sonhos e que poderia realizar um de seus maiores sonhos. João não pensou duas
vezes, disse logo que queria todos os brinquedos do mundo para ele. A fadinha
disse que poderia realizar o seu sonho, mas que teria uma condição – os
brinquedos ficariam em um lugar onde só ele poderia entrar e brincar. Ele não
poderia contar pra ninguém. João aceitou e, como um passe de mágica surgiram
vários brinquedos. Ele não sabia com qual ele brincava primeiro. Primeiro ele
brincou com todos. Viu a bola, viu o escorregador, viu vários carrinhos.
Tentou brincar com a bola de novo, mas ele achou sem graça chutar sozinho.
Tentou brincar com os carrinhos de novo, mas não ficou alegre. E foi assim
por algumas horas, nenhum dos brinquedos parecia lhe fazer feliz. Então, ele chamou a
fadinha e disse – eu não estou feliz. Eu queria muito os meus amigos para
brincar comigo, de que adianta ter todos esses brinquedos e não ter os meus
amigos pra brincar comigo? A fada, vendo a
tristeza de João, disse que ela não poderia mudar o desejo, que esse era o
combinado. Ela perguntou se ele queria desfazer o pedido e voltar para o
parque onde ele estava brincando. Ele disse que sim, que
tinha amado conhece-la, mas que amava também brincar com seus amigos. Nada
nesse mundo substituiria a presença e o carinho dos seus amigos. E lá se foi João, de
volta para os seus amigos. De longe, atrás de uma
arvore, ficou a fadinha a observar. Ela olhou João todo feliz com os seus
amigos e sem nenhum brinquedo para brincarem juntos. Foi então que ela teve
uma brilhante ideia. Ela deu a eles todos os brinquedos para que eles
pudessem brincar juntos. E assim, eles ficaram felizes, a fadinha ficou feliz
e eles também descobriram que nada nesse mundo substitui o valor de uma
amizade. Sexto Momento: Caça ao Tesouro da
Amizade Colocaremos 6
(seis) pistas só com imagens dentro de envelopes e os esconderemos em locais
específicos da sala. As pistas serão cadeira, mesa, armário, parede, chão e
caixa de brinquedos. Deixaremos um mapa da amizade na parede, contendo a sala
de aula e as crianças. Iniciaremos
perguntando para elas se elas sabem o que é um tesouro e se já viram algum.
Na medida em que forem respondendo, dialogaremos com elas. Em seguida,
falaremos para elas que um tesouro não é apenas ouro e joias preciosas
(mostraremos as imagens), mas que é muito mais do que essas coisas e que a
amizade, o respeito, o amor, o cuidado e o carinho também são tesouros e que
dentro da sala tem um baú bem grande e dentro dele tem um tesouro, mas para
encontrar esse tesouro, elas terão que se unir para achar as pistas que levam
até esse baú. Em seguida,
daremos uma dica inicial, informando-as de que para encontrarem a primeira
pista, terão que dar as mãos e que as crianças que estiverem nas pontas é que
irão esticar o braço para pegá-la. Dica inicial:
Quando se sentir cansado, sente! 10
Envelope: imagem da mesa 20 Envelope:
imagem da porta da sala 30
Envelope: imagem do chão 40
Envelope: imagem do escorrego no parquinho de plástico 50
Envelope: imagem da parede da sala 60
Envelope: imagem do armário O tesouro da
amizade estará dentro de um baú escondido no armário da professora e dentro
dele uma mensagem dando os parabéns as crianças pelo esforço e união nesses
dias e por elas terem encontrado o tesouro. Como prêmio, cada uma irá receber
a medalha da amizade em formato de estrela, feita com EVA amarelo e escrito
no meio “Eu sou amigo” e com uma tira de fita na cor amarela. Sétimo Momento: Almoço Relembraremos os combinados e pediremos as
crianças que montem a filinha para lavarmos as mãos para a refeição.
Pediremos que elas lembrem o porque de lavarmos as mãozinhas antes das
refeições. Após a lavagem das mãos, as conduziremos até o refeitório. Quando
todas estiverem sentadas, daremos início a oração de agradecimento pela
benção de podermos nos alimentar. Oitavo Momento: Roda de Despedida Sentaremos com as crianças no chão da sala e perguntaremos a elas o que elas acharam desse período com a gente e do que mais elas gostaram. Após isso, falaremos para elas como foi bom estarmos juntas e aguardaremos a chegada dos pais. |
|
|
AVALIAÇÃO |
|
|
|
|
|
REFERÊNCIAS |
|
|
|
|
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário