O GATO MALTÊS
Autor: Hugo Manuel
Era uma vez
um gato
maltês
tocava piano
e falava
francês
Queres que
te conte outra vez?
Era uma vez
um gato
maltês
SOLTOU-SE ÀS
BARBAS
nÃO SEI QUE
TE FEZ
Queres que
te conte outra vez?
eRA UMA VEZ
uM GATO
MALTÊs
tocava piano
falava
francêS
A DONA DA
CASA
CHAMAVA-SE
INÊs
O NÚMERO DA
PORTA ERA O TRINTA E trÊs!
Queres que
te conte outra vez?
era uma vez
uma galinha
pedrêS
E UM GALO
FRANCÊs
eram dois
ficaram
trêS...
QUERES QUE
TE CONTE OUTRA VEZ?
PROPOSTA DE ATIVIDADE
OBJETIVOS:
·
Aumentar a reflexão sobre a própria
escrita e o sistema alfabético;
·
Desenvolver habilidades de escrita
textual;
·
Melhorar a leitura e a escrita;
·
Avançar nas regularidades da norma
ortográfica;
·
Produção textual de próprio punho.
METODOLOGIA:
1º Momento
Exposição da lenga-lenga "o gato
maltês" em um cartaz, apresentado na forma escrita, com letras grandes de
imprensa maiúscula.
2º Momento
Leitura
junto com as crianças, apontando com uma régua a forma da escrita da esquerda
para a direita. Ainda, deverá explicar para as crianças o que é uma lenga-lenga
e outros modelos.
3º Momento
Questionamentos,
tais como:
·
Quantidade de letras que uma determinada palavra da
lenga-lenga tem;
·
Palavras que são parecidas;
·
Explorar palavras que podem ser desconhecidas e
refletir sobre o significado.
4º Momento
As crianças irão copiar a lenga-lenga no caderno e criar a sua própria. Durante a elaboração do trabalho, a professora deverá passar em cada mesa para verificar o andamento da atividade, analisar a escrita dos alunos e tirar possíveis dúvidas.
5º Momento
Cada criança deverá apresentar
o que escreveu para a turma e realizar a verificação e correção das palavras
com a professora e os colegas da turma.

Nenhum comentário:
Postar um comentário