|
PROPOSTA DE AULA COM O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO SCRATCH BRASIL ![]() |
|
ETAPA DE ENSINO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 30 ANO PROFESSORA: SARA
ARAÚJO DATA:
12/07/2020 |
|
ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA A proposta de aula foi
pensada de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abrange
algumas de suas competências gerais e específicas da área de linguagens para
o ensino, são elas: COMPETÊNCIAS GERAIS:
1 – Conhecimento:
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2 – Pensamento científico, crítico e
criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer a abordagem própria
das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusiva
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 4 – Comunicação:
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além
de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5 – Cultura digital:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS PARA O EN. FUNDAMENTAL: 2 – Conhecer e
explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e
linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar
aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e
colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e
inclusiva. 3 – Utilizar
diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e
escrita), corporal, visual, sonora e digital -, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à
cooperação. 6 – Compreender e
utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias,
produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e
coletivos. EIXOS Não tem como pensar
na proposta e deixar os eixos presentes na BNCC para o componente de Língua
Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental de lado. Desta forma, o
plano de ensino engloba os quatro eixos, são eles: oralidade, leitura,
produção de textos e análise linguística. CAMPO DE ATUAÇÃO (BNCC) – LÍNGUA PORTUGUESA: HABILIDADES (10
AO 50 ANO): ·
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido
com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e
aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de
ortografia e pontuação. ·
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em
colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for
o caso, em suporte adequado, manual ou digital. ·
(EF15LP08) Utilizar software, inclusive
programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos,
explorando os recursos multissemióticos disponíveis. ·
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio
de imagem, textos literários lidos pelo professor. ·
(EF15LP13)
Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar
experiências etc.). ·
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração
com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma,
textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas,
acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros
recursos gráficos. OBS.: É fundamental que ao elaborar a
proposta de aula, o educador tenha como embasamento a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), a qual se constitui como um documento norteador para o
trabalhar do currículo da educação no ensino regular. |
|
TEMA DIVERSÃO POR MEIO
DE HISTÓRIAS TÍTULO EU ME DIVIRTO
QUANDO ESCUTO HISTÓRIAS JUSTIFICATIVA O tema “Eu Me Divirto
Quando Escuto Histórias” foi escolhido com o intuito de desenvolver a
oralidade e ampliar o repertório linguístico das crianças que se encontram no
30 ano do Ensino Fundamental, trabalhando por meio do componente
curricular de Língua Portuguesa a comunicação e criação, proporcionando a
capacidade cognitiva desse alunado. Além disso, de acordo com a BRASIL (2017,
p.59) “As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por
diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motoral, como libras e
escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente digital”. Desta
forma essa proposta de aula não só irá desenvolver a oralidade, como também proporcionará
a criança desenvolver habilidades tecnológicas por meio da aproximação com o
software educativo SCRATCH BRASIL que permite a elaboração de animações
através de imagens e diferentes sons, possibilitando ao educando o aumento de
seu repertório linguístico. Segundo BRASIL (2017, p. 63 e 64): Ao componente de língua
portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiencias que
contribuem para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a
participação significativa e critica nas diversas práticas sociais
permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens. Desta forma, a
atividade proposta tanto acrescentará a prática comunicativa do educando como
também permitirá que o aluno se porte
como sujeito ativo no processo de aprendizagem, construindo por meio do
software SCRATCH BRASIL uma narrativa oral e visual, seja por meio da
linguagem falada, da música (cantada e com sons instrumentais) e do uso de
imagens. Além disso, a proposta de aula abraça a inclusão, podendo ser
realizada por alunos com deficiência visual e auditiva, tendo em vista que a
atividade permitirá gravar a voz, o que incluirá a criança com cegueira ou
baixa visão e também permitirá a contação apenas pelo uso de imagens para
crianças que possuem problemas auditivos, colaborando para a construção de um
sistema de ensino inclusivo, que de acordo com Marques (2001, p. 116, apud
KEBACH e DUARTE, 2008, p. 99), “Deve-se reconsiderar o sentido dado aos
seres humanos enquanto sujeitos do mundo, afim de que os alunos possam ser
considerados na diversidade/igualdade que os constitui”. Desta forma, a
presente proposta compreende a criança portadora de necessidades especiais
como sujeito de direitos, adaptando a proposta de aula e integrando esse
educando no fazer pedagógico, permitindo-o expandir e desenvolver suas
habilidades comunicativas. Desse modo,
a proposta de aula abraçará as diferenças e contribuirá para a aprendizagem
dos recursos tecnológicos digitais e das múltiplas linguagens. |
|
CONTEÚDO Será trabalhada a
língua portuguesa por meio da leitura do livro “Quem soltou o Pum?”,
integrando a linguagem híbrida através da utilização do software educativo
SCRATCH BRASIL. Também serão desenvolvidas habilidades de comunicação e
criação através da elaboração de histórias que poderão ser desenvolvidas por
meio Da linguagem oral, dos diferentes sons e imagens. |
|
OBJETIVOS ESPERA-SE QUE O ALUNO
SEJA CAPAZ DE: 1. Aumentar seu repertório linguístico; 2. Criar e contar suas próprias histórias; 3. Ter a experiência visual ampliada por meio de
imagens; 4. Desenvolver habilidades por meio da escrita,
da comunicação, da música e outros sons; 5. Expandir seu pensamento imaginário por meio da
criação de uma narrativa envolvendo diferentes linguagens; 6. Se aproximar das ferramentas digitais. |
|
RECURSOS Será utilizada o
livro “Quem soltou o Pum?”, papel e lápis para a montagem do roteiro da
narrativa (para aqueles que desejarem) e o software educativo SCRATECH BRASIL
no computador (instalado previamente) para a realização da atividade prática. |
|
METODOLOGIA 1 – ETAPA: Terá início com uma roda
de conversa, onde ocorrerá a contação da história “Quem soltou o Pum?” por
intermédio da professora. Após a
história, será o momento da recontação oral coletiva pelos alunos, com
perguntas formuladas pela professora. Além disso, será iniciada uma conversa
com os alunos sobre a construção de narrativas próprias, como “pontapé”
inicial para a elaboração da atividade; 2 – ETAPA: Explicação do software
SCRATCH BRASIL e um período de tempo para que os alunos possam se aproximar
livremente do software, podendo tirar possíveis dúvidas com a professora; 3 – ETAPA: Explicação da atividade, onde o aluno deverá criar sua própria narrativa através do software SCRATCH BRASIL, utilizando imagens, sons e movimentos; 4 – ETAPA: Ao final da atividade o aluno deverá apresentar para a turma o material elaborado e falar sobre a sua experiência com o software. |
|
AVALIAÇÃO No decorrer do
trabalhar da aula, os educandos estarão sendo avaliados pela participação no
momento da aula e no desenvolver da atividade prática. Após a apresentação do
material pelos alunos, os mesmos irão receber um feedback sobre o trabalho
desenvolvido. |
|
CRONOGRAMA Período de uma semana com 1 aula de 40 minutos por dia. |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS VOLTADOS PARA EDUCAÇÃO. "Educar é empenhar-se por fazer o outro crescer, desenvolver-se, evoluir." Maria Tereza E. Mantoan
quinta-feira, 16 de setembro de 2021
PROPOSTA DE AULA COM O SCRATCH BRASIL
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário