quinta-feira, 16 de setembro de 2021

PROPOSTA DE AULA COM O SCRATCH BRASIL


PROPOSTA DE AULA COM O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO SCRATCH BRASIL

 

ETAPA DE ENSINO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SÉRIE: 30 ANO

PROFESSORA: SARA ARAÚJO                                 DATA: 12/07/2020

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

 

A proposta de aula foi pensada de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abrange algumas de suas competências gerais e específicas da área de linguagens para o ensino, são elas:

COMPETÊNCIAS GERAIS:

1 – Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 2 – Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer a abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusiva tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4 – Comunicação: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5 – Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS PARA O EN. FUNDAMENTAL:

2 – Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3 – Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

6 – Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

 

EIXOS

Não tem como pensar na proposta e deixar os eixos presentes na BNCC para o componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental de lado. Desta forma, o plano de ensino engloba os quatro eixos, são eles: oralidade, leitura, produção de textos e análise linguística.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO (BNCC) – LÍNGUA PORTUGUESA:

HABILIDADES (10 AO 50 ANO):

   ·         (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

    ·         (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

    ·         (EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

    ·         (EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

   ·          (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

    ·         (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

 

OBS.: É fundamental que ao elaborar a proposta de aula, o educador tenha como embasamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual se constitui como um documento norteador para o trabalhar do currículo da educação no ensino regular.

 

TEMA

DIVERSÃO POR MEIO DE HISTÓRIAS

 

TÍTULO

EU ME DIVIRTO QUANDO ESCUTO HISTÓRIAS

 

JUSTIFICATIVA

 

O tema “Eu Me Divirto Quando Escuto Histórias” foi escolhido com o intuito de desenvolver a oralidade e ampliar o repertório linguístico das crianças que se encontram no 30 ano do Ensino Fundamental, trabalhando por meio do componente curricular de Língua Portuguesa a comunicação e criação, proporcionando a capacidade cognitiva desse alunado. Além disso, de acordo com a BRASIL (2017, p.59) “As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motoral, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente digital”. Desta forma essa proposta de aula não só irá desenvolver a oralidade, como também proporcionará a criança desenvolver habilidades tecnológicas por meio da aproximação com o software educativo SCRATCH BRASIL que permite a elaboração de animações através de imagens e diferentes sons, possibilitando ao educando o aumento de seu repertório linguístico. Segundo BRASIL (2017, p. 63 e 64):

Ao componente de língua portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiencias que contribuem para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e critica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.

Desta forma, a atividade proposta tanto acrescentará a prática comunicativa do educando como também  permitirá que o aluno se porte como sujeito ativo no processo de aprendizagem, construindo por meio do software SCRATCH BRASIL uma narrativa oral e visual, seja por meio da linguagem falada, da música (cantada e com sons instrumentais) e do uso de imagens. Além disso, a proposta de aula abraça a inclusão, podendo ser realizada por alunos com deficiência visual e auditiva, tendo em vista que a atividade permitirá gravar a voz, o que incluirá a criança com cegueira ou baixa visão e também permitirá a contação apenas pelo uso de imagens para crianças que possuem problemas auditivos, colaborando para a construção de um sistema de ensino inclusivo, que de acordo com Marques (2001, p. 116, apud KEBACH e DUARTE, 2008, p. 99), “Deve-se reconsiderar o sentido dado aos seres humanos enquanto sujeitos do mundo, afim de que os alunos possam ser considerados na diversidade/igualdade que os constitui”. Desta forma, a presente proposta compreende a criança portadora de necessidades especiais como sujeito de direitos, adaptando a proposta de aula e integrando esse educando no fazer pedagógico, permitindo-o expandir e desenvolver suas habilidades comunicativas.  Desse modo, a proposta de aula abraçará as diferenças e contribuirá para a aprendizagem dos recursos tecnológicos digitais e das múltiplas linguagens.

 

CONTEÚDO

 

Será trabalhada a língua portuguesa por meio da leitura do livro “Quem soltou o Pum?”, integrando a linguagem híbrida através da utilização do software educativo SCRATCH BRASIL. Também serão desenvolvidas habilidades de comunicação e criação através da elaboração de histórias que poderão ser desenvolvidas por meio Da linguagem oral, dos diferentes sons e imagens.

OBJETIVOS

 

ESPERA-SE QUE O ALUNO SEJA CAPAZ DE:

     1.  Aumentar seu repertório linguístico;

     2.  Criar e contar suas próprias histórias;

     3.  Ter a experiência visual ampliada por meio de imagens;

    4. Desenvolver habilidades por meio da escrita, da comunicação, da música e outros sons;

   5. Expandir seu pensamento imaginário por meio da criação de uma narrativa envolvendo diferentes linguagens;

      6.  Se aproximar das ferramentas digitais.

RECURSOS

 

Será utilizada o livro “Quem soltou o Pum?”, papel e lápis para a montagem do roteiro da narrativa (para aqueles que desejarem) e o software educativo SCRATECH BRASIL no computador (instalado previamente) para a realização da atividade prática.

 

 

METODOLOGIA

 

     1 – ETAPA: Terá início com uma roda de conversa, onde ocorrerá a contação da história “Quem soltou o Pum?” por intermédio da professora.  Após a história, será o momento da recontação oral coletiva pelos alunos, com perguntas formuladas pela professora. Além disso, será iniciada uma conversa com os alunos sobre a construção de narrativas próprias, como “pontapé” inicial para a elaboração da atividade;

      2  – ETAPA: Explicação do software SCRATCH BRASIL e um período de tempo para que os alunos possam se aproximar livremente do software, podendo tirar possíveis dúvidas com a professora;

       3   – ETAPA: Explicação da atividade, onde o aluno deverá criar sua própria narrativa através do software SCRATCH BRASIL, utilizando imagens, sons e movimentos;

     4 – ETAPA: Ao final da atividade o aluno deverá apresentar para a turma o material elaborado e falar sobre a sua experiência com o software.

 

 

AVALIAÇÃO

 

No decorrer do trabalhar da aula, os educandos estarão sendo avaliados pela participação no momento da aula e no desenvolver da atividade prática. Após a apresentação do material pelos alunos, os mesmos irão receber um feedback sobre o trabalho desenvolvido.

CRONOGRAMA

 

Período de uma semana com 1 aula de 40 minutos por dia.


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