segunda-feira, 29 de junho de 2020

Linha do Tempo

HISTÓRICO DOS RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO 🏫

O que é Tecnologia?
De acordo com Kenski (2012), o termo tecnologia não abrange somente máquinas, mas também, muitas outras coisas. A tecnologia compreende a plenitude de coisas que a criatividade humana foi capaz de fazer durante todo o tempo, as formas com que foram utilizadas, bem como suas utilidades. 
Desta forma, percebemos que a tecnologia é tudo o que o ser humano é capaz de criar por meio de diversos recursos. A tecnologia existe desde a antiguidade sendo passada e aprimorada de geração a geração.

O que são Recursos Digitais?
Podemos compreender os recursos digitais como ferramentas úteis para um determinado trabalho/realização de atividade que dão suporte e que se constituem como arquivos ou mídias, como: computador, câmera fotográfica, celular, internet, plataformas, dentre outros. 

  Linha do Tempo
A linha do tempo apresenta um breve registro da evolução e uso de recursos digitais utilizados na educação. A ferramenta utilizada para a elaboração foi o Canva que se constitui como "uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, posteres e outros conteúdos visuais". (WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE, 2020)




REFERENCIAS:
  • KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
  • Aprendizagem e Recursos Digitais: Episódio 2 - História dos recursos digitais e seu uso na educação. Apresentadora: Viviane Nogueira, 24 de junho de 2020. Podcast. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-I2W8__ysok>. Acesso em: 29 de junho de 2020.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Mapa Conceitual

CONCEITOS DE APRENDIZAGEM E RECURSOS DIGITAIS 💻


No post de hoje é apresentada a proposta de um mapa conceitual elaborado no software CmapTools, abordando os conceitos dos seguintes conteúdos: 
  • Aprendizagem na era digital;
  • Aprendizagem significativa;
  • Aprendizagem situada;
  • Conceitos de recursos digitais;
  • Conceitos de software. 
 O mapa conceitual foi desenvolvido por Joseph Novak na década de 1970, tendo como base a teoria cognitivista de aprendizagem de David Ausbel. O mapa conceitual pode ser compreendido como uma importante ferramenta para a aprendizagem significativa, onde torna-se possível a exposição de diferentes conceitos. Segundo Júnior (2013, p. 442) "Para muitos professores, o ato de conceituar se relaciona apenas com a verbalização de um termo ou objeto, o que se confunde, muitas vezes, com a ideia de definição". Essa ideia que muitos educadores tem é equivocada, pois as definições não podem resumir-se a conceitos mecânicos. Para Júnior (2013, p.442):

A definição se refere a caracterização do conceito, sendo este mais do que a verbalização das características de um termo ou objeto, vinculando-se a uma atividade psicológica complexa que consiste em abstrair as características essenciais de determinado termo ou objeto.   

Desta forma, é importante ter a compreensão de que o mapa conceitual deve ser elaborado de acordo com o pensamento cognitivo de cada individuo, permitindo-o pensar "fora da caixa". Além disso, de acordo com Júnior (2013, p.442) "considerando que a efetivação da aprendizagem só acontece quando há apropriação conceitual, para que o professor possa conduzir o aluno nesse processo, torna-se necessário planejar uma prática pedagógica que possa garantir sua viabilização".  Por isso, torna-se imprescindível que o educador construa o trabalhar pedagógico levando em consideração os conhecimentos que o educando já possui e unindo-os a novos, para que assim seja possibilitado ao aluno aprender de forma ampla.

 
  👉O mapa abaixo foi elaborado por meio do CmapTools, um software educativo livre que auxilia na elaboração de desenhos de mapas conceituais. 



👉 Existem outras ferramentas gratuitas para a elaboração de Mapas Conceituais como o Canva e o SimpleMind Lite. 

REFERENCIAS: 
  • Aprendizagem e Recursos Digitais: Episódio 1 - Aprendizagem na era digital. Apresentadora: Viviane Nogueira, 17 de junho de 2020. Podcast. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pLlBxELXRcc>. Acesso em: 21 de junho de 2020. 
  • JÚNIOR, Valter Carabetta. A Utilização de Mapas Conceituais como Recurso Didático para a construção e Inter-Relação de Conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica, Universidade de Santo Amaro, São Paulo, (p. 441-447). 2013.